A Siphon Growlers

A Siphon Growlers é uma marca especializada no desenvolvimento de growlers e acessórios e hoje trabalha como uma plataforma de distribuição de chope fresco a granel. Voltada ao mundo das cervejas artesanais, incentivamos a cultura do consumo da cerveja na sua melhor condição, fresca, direto do tanque, abastecidos na contrapressão para levar para onde você quiser.

growler de cerveja

Como surgiu a Siphon?

Com o objetivo de produzir growlers diferenciados a Siphon Growlers foi criada em 2015 desenvolvendo growlers e acessórios para a venda online. Somos a primeira marca especializada no segmento do Brasil.

Em tempos onde os growlers eram raros no mercado e sem nenhum desenho, a Siphon iniciou o projeto de criação com dois modelos de growlers de cerâmica para a venda online. Rapidamente o design e qualidade dos produtos tiveram grande receptividade. A ideia cresceu e a linha de growlers Siphon se multiplicou. Atualmente a marca conta com mais de 60 modelos próprios de growlers de cerâmica e vidro, de diferentes tamanhos e cores. A empresa, hoje especialista no “chope para levar” desenvolveu também Growler Bags, bolsas térmicas e impermeáveis que protegem o growler e mantém a cerveja na temperatura ideal.

Com o crescimento acelerado do mercado cervejeiro, sentimos a necessidade de ampliar nossa atuação. Mesmo com a alta demanda de novos consumidores a oferta de chope fresco para levar, se limitou a algumas cervejarias, com horários restritos, e estabelecimentos que oferecem o serviço de abastecimento direto da taps. Era preciso encontrar um diferencial para seguir adiante e em 2016 buscamos alternativas para facilitar o acesso ao chope fresco. Era preciso criar um elo entre as microcervejarias e o público.

Inspirados por alguns modelos de abastecimento na contrapressão existentes no exterior, desenvolvemos as estações de abastecimento Siphon Growlers. Lojas completas, com diversos modelos de growlers e acessórios, que oferecem um serviço especializado para o abastecimento da cerveja artesanal.

Como funcionam as estações Siphon Growlers?

Nossas lojas contam com equipamentos de contrapressão que realizam o abastecimento do chope direto do barril para o growler. Equalizando a pressão entre os recipientes, utilizando CO2, o equipamento protege a cerveja do contato com o oxigênio durante a transferência, mantendo todas as suas propriedades e tornando o growler no recipiente ideal para levar a cerveja para onde quiser.

Atualmente nossas estações trabalham com todas as linhas abastecendo cerveja fresca na contrapressão, com um equipamento 100% nacional. Parte da nossa atividade é a busca por novas cervejarias e cervejas, fomentando as empresas locais, oferecendo um serviço de qualidade e reduzindo consideravelmente os custos, uma vez que o uso do growler dispensa uso de garrafas, rótulos, tampas, latas, embalagens e toda uma logística complexa de distribuição por parte da cervejaria.

Cuidados e Manutenção dos Growlers

O seu uso apesar de simples, requer alguns cuidados fundamentais para garantir que você obtenha o melhor da sua cerveja na hora do consumo.

Growlers: Abastecimento

Alguns bares e cervejarias possuem a opção de abastecimento no processo de contrapressão, que substitui o O2 presente na garrafa vazia por CO2 para manter a carbonatação e evitar a oxidação. Nesse processo o chope na garrafa permanece igual ao do barril. No entanto o growler pode ser abastecido também diretamente da torneira, caso o local ainda não ofereça tal processo.

Growlers: Consumo

O conceito do growler é bem simples: “abriu, tomou”. Independente da técnica de envase, após aberto deve ser consumido na ocasião.

Antes de aberto, se armazenado na geladeira (sempre na vertical), é possível manter a bebida em perfeitas condições por alguns dias. Se for envasado sem pressão, você pode armazena-la até 10 dias. Se envasado por contrapressão, é possível armazená-la por até um mês.

Caso queira deixar a cerveja guardada por mais tempo, o ideal é sanitizar o growler com ácido peracético ou iodo, logo antes do envase, o que garante que nenhum microrganismo se desenvolva dentro do growler. Não é aconselhado utilizar outros ácidos, pois podem comprometer a integridade do esmalte.

Growlers: Limpeza e Higienização

Após consumir toda a sua cerveja e seu growler estiver vazio, é preciso limpa-lo imediatamente após a utilização.

Lave com àgua corrente ou água quente (se optar por água quente, não fervendo, não coloque o recipiente imediatamente em contato com uma superfície fria, pois devido ao choque térmico pode causar fissura).

Remova inclusive a borracha de vedação para enxágue e depois coloque-a na mesma posição que estava originalmente, sem deixar nenhuma fresta para evitar vazamento na próxima vez que abastecer o growler (não coloque a borracha de vedação em contato com água ou líquidos quentes ou materiais abrasivos, para evitar deformações).

Depois, o ideal é colocar o recipiente ao contrário num local apropriado, e deixa-lo secar por conta própria.

Growlers: Armazenamento

Guarde-o sempre seco, mantendo a tampa aberta para evitar a formação de bolores e mofos e consequente mau cheiro no seu interior. Quando vazio, o mantenha em local seco, limpo e livre de odores.

Growlers: Transporte

Evite qualquer tipo de impacto ou queda do seu growler, o choque pode causar trinca ou gerar microfissuras praticamente imperceptíveis mas que compromete a funcionalidade do growler.

Ao transportar mais de um growler é necessário tomar cuidado para que não se batam.

Fica a dica do uso de um cooler bag ou engradado para o transporte.

Evite a exposição direta ou indireta à fontes de calor.

Com todos esses cuidados a vida útil do growler é super longa e sem validade determinada.

Viva este mundo de possibilidades! Cheers!