Cerveja Bock: Saiba tudo sobre esse estilo de cerveja alemã!

cerveja bock

Cerveja Bock: Saiba tudo sobre esse estilo de cerveja alemã!

Quer saber mais sobre cerveja bock? Iremos falar tudo aqui! Ainda que seja uma bebida consumida no mundo inteiro, a cerveja é uma especialidade alemã. Nesse país, podem ser encontrados diversos estilos dessa bebida, sendo um deles a cerveja bock.

Essa cerveja lager tem como característica principal sua coloração escura. Além de ser um dos estilos mais tradicionais, as cervejas tipo bock podem ser encontradas com variações em relação ao sabor original.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos o que é a bock e quais as suas peculiaridades. Indicamos ainda algumas marcas conhecidas e respeitadas desse estilo. Confira a seguir!

O QUE É A CERVEJA BOCK? QUAIS AS SUAS CARACTERÍSTICAS?

cerveja bock

Podemos definir a cerveja bock como uma cerveja da família lager. Sua história começa em uma cidade do norte da Alemanha chamada Einbeck.

Tal cidade ganhou fama graças à qualidade de suas cervejarias, as quais produzem a bebida desde o século XIV.

No entanto, esse estilo pode ser encontrado em diversas partes do mundo. Entre os países que consomem essa cerveja bock, podemos indicar Holanda, Suíça, Noruega, EUA, Itália, Canadá e Brasil.

No que concerne às características, a cerveja bock é conhecida por sua cor escura e seu aroma e sabor fortes devido ao malte que predomina em sua composição.

Ademais, essa cerveja bock tem baixa fermentação e é levemente lupulada, sendo que seu sabor pode conter notas de toffee e caramelo, além de pão tostado.

Contudo, algumas variações mais escuras podem ter sabores que remetem a ameixas. Notas picantes ou de chocolate também podem ocorrer.

Em relação à maioria das lagers, esse estilo tende a ser mais robusto, porquanto apresenta uma presença maior de malte. Além do que, costumam ter um teor alcoólico maior.

De fato, essas cervejas podem conter entre 6% e 7,5% de álcool em sua composição.

Quanto à cor, podem ser encontradas lagers cor de âmbar ou em tonalidades mais escuras como marrom. Todavia, existem também alguns tipos mais claros.

VARIAÇÕES DA CERVEJA BOCK

Além do estilo tradicional de bock, podem ser encontradas algumas variações, que apresentam diferenças em relação a teor alcoólico e outros aspectos. Abaixo, listamos quais são esse subestilos.

Doppelbock

Essa expressão alemã pode ser traduzida como “duas vezes bock”. Em outras palavras, trata-se de uma variação forte da bock tradicional. De fato, ela tem um teor alcoólico alto, que gira em torno de 7 e 8,5%.

A doppelbock tem fermentação lenta e baixa e é considerada uma cerveja bock encorpada.

Ademais, ela pode ser conservada em barris de madeira, o que permite que passe por processos de envelhecimento.

Maibock

De todas as versões da cerveja bock, essa é a mais clara. A maibock pode ter cores variando entre o dourado e o âmbar. Na Europa, costuma ser consumidas durante a primavera.

No que concerne à composição, essa cerveja costumam ter mais lúpulo do que outros tipos.

Por esse motivo, a maibock tem um aroma mais marcante, além de ser mais refrescante.

Eisbock

Trata-se da variação mais forte de todas as cervejas da família lager. Geralmente, essa cerveja é feita a partir da doppelbock.

O processo utilizado para aumento do teor alcoólico da doppelbock é o congelamento.

Algumas marcas de eisbock produzem cervejas que chegam a ter 10% de álcool em sua composição. Em geral, essa cerveja bock costuma ser feita a base de trigo.

UMA TRADICIONAL E SABOROSA CERVEJA BOCK

À vista do que foi dito, é possível concluir que essa cerveja é uma das mais tradicionais não somente na Alemanha, mas em todo o mundo.

Além disso, a cerveja bock conta com pelo menos três variações, podendo se diferenciar no que concerne ao sabor e ao teor alcoólico.

E você, já conhecia esse estilo de cerveja bock? Conhece mais peculiaridades sobre ele? Comente!

Você sabia que pode levar a sua cerveja Bock fresca para beber em casa? Para isso é só comprar growler de cerâmica da Siphon Growlers! Conheça nossos modelos!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *