Cerveja de Trigo: saiba tudo sobre esse estilo de cerveja

cerveja de trigo

Cerveja de Trigo: saiba tudo sobre esse estilo de cerveja

A cerveja de trigo é uma dos principais tipos da família ale. Essa é uma bebida muito consumida em todo o mundo, não sendo diferente no Brasil. De fato, suas características são muito compatíveis com climas tropicais.

Isso porque esse estilo apresenta um sabor refrescante e leve, sem deixar de ser marcante. No entanto, é preciso salientar que os aromas e sabores podem variar a depender do modo de fabricação.

Com o objetivo de falar mais sobre esse assunto, explicamos o que é a cerveja de trigo e quais as suas principais características. Mostramos algumas variantes do estilo. Confira!

O QUE É A CERVEJA DE TRIGO? QUAIS AS SUAS CARACTERÍSTICAS?

cerveja de trigo

Trata-se de uma bebida tradicional do sul da Alemanha, principalmente na região da Baviera. No entanto, é muito consumida também em outras partes do país. É considerada uma cerveja da família Ale.

Em geral, sua composição tem como ingredientes básicos o malte de cevada e de trigo, o lúpulo e a levedura.

Um dos diferenciais desse estilo é a concentração de malte. No que concerne a esse aspecto, é fundamental que essa cerveja tenha pelo menos 50% de malte de trigo, podendo o restante ser de malte de cevada.

Ademais, é preciso ressaltar que essa bebida pode ser filtrada ou não filtrada. Nesse último caso, ela terá uma cor mais escura e turva. 

Contudo, nas duas situações a cerveja de trigo costuma ser bastante refrescante e ter um leve amargor, que contribui para seu sabor único.

No que diz respeito aos aromas, as cervejas feitas de trigo podem apresentar variação, podendo ter em sua composição diversos tipos de especiarias.

Entre esses ingredientes, podemos mencionar a noz moscada, o chocolate e o cravo. Por esse motivo, esse estilo é considerado um dos mais versáteis.

Outro fator que pode acrescentar riqueza aos tipos que compõem o estilo de trigo é a fermentação utilizada no processo de fabricação.

OS TIPOS DE CERVEJA DE TRIGO

Weissbier

Esse é o tipo mais comum de cerveja de trigo. Essa bebida não é filtrada, tendo por isso uma coloração turva.

Em decorrência do processo de fermentação utilizado em sua fabricação, a weissbier tem um sabor que remete ao cravo e à banana.

Ademais, essa bebida tem um corpo médio e uma cor amarelada, que pode variar entre tons mais claros ou mais escuros.

Leichtes Weizein

Essa cerveja de trigo é uma versão mais leve da weissbier e seu aroma se assemelha ao dessa cerveja.

Quanto ao teor alcoólico, é considerado baixo, visto que não costuma chegar aos 5%. Além disso, pode ser filtrada ou não, sendo uma cerveja de corpo leve.

Por esses motivos, é uma boa opção para pessoas que gostam de cerveja, mas preferem bebidas mais leves.

Weizenbock

Trata-se de uma cerveja de trigo com aromas mais marcantes, lembrando frutas como a ameixa e a banana.

Além do que, é considerada uma cerveja mais encorpada e de sabor mais forte. O lúpulo está presente em quantidades médias ou baixas e seu teor alcoólico é alto se comparado a outros tipos.

American Wheat Beer

No entanto, nem todas as variantes do estilo têm origem alemã. A AWB, por exemplo, é americana.

Um dos diferenciais dessa bebida em relação às alemãs é o aroma cítrico, que advém da utilização do lúpulo americano no processo de fabricação.

CERVEJA DE TRIGO: UMA CERVEJA LEVE E VERSÁTIL

A partir do que foi dito, podemos concluir que essa cerveja de trigo pode agradar a muitos paladares, haja vista que seu processo de fabricação é muito flexível.

De fato, a cerveja de trigo pode ter sabores mais ou menos frutados, podendo ainda ser ou não filtrada. 

Você sabia que pode levar a sua cerveja de trigo fresca para beber em casa? Para isso é só comprar growler de cerâmica da Siphon Growlers! Conheça nossos modelos!

Você tem alguma preferência em relação aos tipos dessa cerveja? Compartilhe com a gente!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *