Cerveja IPA – India Pale Ale: Características e principais variações

cerveja ipa

Cerveja IPA – India Pale Ale: Características e principais variações

Você conhece a cerveja IPA? Atualmente o número de consumidores desse tipo de cerveja só aumenta, e, nessa década, ela vem ganhando cada vez mais espaço e apreciadores. 

Já é a cerveja mais consumida no mundo e seu número de produção é maior que as American Lagers. 

O que é a cerveja IPA e quais as suas características? 

cerveja ipa

O significado de IPA é India Pale Ale, uma versão da cerveja que é de origem da Índia. A principal característica está no sabor amargo da bebida que é concentrada de lúpulos, que são fortemente aromáticos, fáceis de beber e refrescantes. 

O teor alcoólico da cerveja IPA é de 5,5 a 7,5% e sua cor é dourada e acobreada. 

O estilo dessa versão da cerveja se contrapõe com as versões comuns, pois não são neutras, leves e de cor clara e sem nada de amargor, desta forma, ela conquistou muitas pessoas. 

Quais são as variações da cerveja IPA?

Há variações dessa cerveja que são bem famosas e populares, pois seus apreciadores ao redor do mundo a replicaram para diversas versões que originaram sub-tipos. 

1 – Imperial IPA

Essa variação não é recomendada para quem não é fã da IPA, pois ela é mais potente e pode não agradar. 

O amargor é mais acentuado que o normal, o teor de álcool é maior, o lúpulo é exagerado, sendo assim, é recomendada para quem procura por algo mais intenso.

O teor alcoólico dessa versão é algo que não é comum nas cervejas do Brasil. O nível pode chegar a 9%, 10% e até mesmo 13%, bastante alto comparado com outras cervejas. 

A sua cor é mais escura devido a necessidade de equilíbrio com o malte e a grande quantidade de lúpulo. 

2 – American IPA

Essa versão é a mais popular da cerveja. Ela pode ser dividida em duas categorias: East Coast e West Coast, divisão inventada na Califórnia e não é muito conhecida em solo brasileiro. 

As características marcantes dessa versão são: o amargor apresentado e o aroma forte que é originado dos lúpulos americanos. 

3 – Belgian IPA

Os americanos ao desenvolverem essa variação da cerveja IPA se certificaram em utilizar uma parte do padrão belga na produção. É caracterizada por ser uma cerveja híbrida devido a esse fator. 

É um estilo mais recente ao se comparar com as outras variações e a base vem do estilo bélgico, entretanto, o aroma, o amargor dos lúpulos americanos estão presentes na versão e não aparecem em receita belgas. 

Essa curiosidade é bastante intrigante. A coloração pode variar indo de clara a mais dourada e até cobre-claro, já o seu sabor é majoritariamente formado pelas leveduras belgas. 

4 – English IPA

Essa é a variação mais antiga e considerada como a original do estilo IPA. É a forma como os ingleses a fazem e de acordo com histórias, teria sido produzida durante uma viagem até a Índia. 

A acentuação do malte é maior que a versão americana e o aroma de lúpulo é discreto possuindo um perfil aromático diferente. 

Na cerveja inglesa, os lúpulos estão em menor quantidade, porém são mantidos em equilíbrio entre o amargor e o malte apresentado pelo lúpulo. 

É considerado uma versão bastante balanceada entre os estilos da cerveja IPA. 

5 – Red IPA

Não é comum encontrar a Red IPA no mercado de cervejas do Brasil. Essa variação possui características singulares, pois além de ter a cor rubi, os maltes utilizados são da American Amber Ale.

O amargor, que é comum da IPA, está presente, porém há também nuances de caramelo e outros elementos que a tornam parecida com uma cerveja seca. 

Aprecie! 

Há outros tipos de cervejas IPA e todas são bastante adoradas pelos apreciadores. Experimentar essas variações pode ser algo bastante divertido e é sempre bom colecionar novas experiências.

Você sabia que pode levar a sua cerveja IPA fresca para beber em casa? Para isso é só comprar growler de cerâmica da Siphon Growlers! Conheça nossos modelos!

Curtiu esse artigo? Compartilhe-o com amigos em suas redes sociais!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *