Munich Helles: conheça mais sobre esse estilo de cerveja

munich helles

Munich Helles: conheça mais sobre esse estilo de cerveja

Quer saber mais sobre a cerveja munich helles? Você está no lugar certo!

Acredita-se que a cerveja foi uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo homem, além do mais é a terceira bebida mais popular do mundo (perdendo apenas para água e café).

Entre tantas cervejas do mercado, a cerveja de estilo Helles, ou simplesmente Hell, é o estilo mais consumido e consagrado na Alemanha.

Com esses padrões tão elevados e queridos por um país inteiro, esse estilo de cerveja merece atenção.

História do estilo Munich Helles

munich helles

Apesar do estilo de cerveja Munich Helles ser o mais querido e mais consumido da Alemanha, nem sempre foi assim, houve um tempo em que era odiado pelos cervejeiros.

Para entendermos como essa mudança de opinião se deu é importante conhecermos um pouco sua história.

O estilo Munich Helles, que significa Clara de Munique, foi lançado no final do século XIX, especificamente em 1894, pela cervejaria Spaten, que criou o estilo para concorrer com as cervejas Pilsners tchecas.

Na época reinavam as cervejas escuras, principalmente na cidade de Munique onde os consumidores eram extremamente conservadores, desse modo, muitos não trocariam a tradicional Dunkel (cerveja marro escura de baixa fermentação) por essa cerveja clara.

Porém o estilo começou a ganhar espaço e os alemães a cederem atraídos pela cerveja dourada que era comumente servida nos Biergärten das cidades (jardins da cerveja espalhados pela cidade).

Rapidamente a Helles desbancou a concorrente Dunkel e ganhou espaço no mercado em um tempo considerado recorde, tornando-se o estilo mais popular da Alemanha.

Mas essa popularização não agradou a todos, pois muitos mestres cervejeiros se revoltaram com a Helles, inclusive a Associação de Cervejeiros cogitou em proibir e banir as cervejas de cor clara.

Contudo, já era tarde, a Hell já tinha caído no gosto das pessoas, de modo que, a cerveja de estilo Helles, ficou tão popular na Alemanha que foi apelidada de pão líquido e alguns até a consomem no café da manhã.

Descrição do estilo

Aos especialistas em cerveja a descrição do estilo da cerveja Munich Helles é algo que não passa despercebido.

O estilo apresenta atributos sensoriais como a colocação variando de amarelo claro a amarelo ouro; há um equilíbrio aromático e gustativo de lúpulo e malte em intensidades baixas.

As características do malte podem trazer notas de pão, porém devem lembrar cevada maltada fresca. Outro detalhe do estilo é que não deve conter nenhum toque de caramelo.

 Principais rótulos

Falar sobre o estilo de cerveja Munich Helles é falar sobre seus principais rótulos, pois há sempre a opção de procurar pelas marcas para provar o sabor e conhecer “pessoalmente” o estilo.

  • Paulaner Hell: Essa é a cerveja mais vendida do estilo no mundo por uma das maiores fabricantes de cerveja da Alemanha.

A Paulaner Hell é fei 100% com lúpulo hallertauer (tradicional). Sua cor é dourada brilhante e seu sabor é balanceado e tem um aroma equilibrado.

  • Spaten Premium Lager: Esta cerveja é a pioneira. Foi criada em 1894, é uma cerveja leve e refrescante. Tem notas herbáceas e levemente picantes.
  • Hodbräu Original: é uma cerveja leve, refrescante, levemente amarga e picante.

Degustação de Cerveja

É uma prática bem comum tomar uma cerveja no fim do dia ou no final de semana, algumas pessoas praticamente se tornam consumidoras de determinado tipo de cervejas, porém há outras pessoas que são verdadeiras apreciadoras de cerveja.

Independentemente de quem seja, é senso comum achar que cerveja é sempre da mesma cor, ou que seus sabores são semelhantes, mas o bom apreciador de cerveja reconhece que há sabores, aromas e, consequentemente, estilos de cervejas diferentes.

Além do estilo de cerveja Munich Helles temos vários outros que se destacam como: o estilo Blonde Ale, o English Pale Ale, o Irish Red Ale e o Russian Imperial Stout.

Você sabia que pode levar a sua cerveja Munich Helles fresca para beber em casa? Para isso é só comprar growler de cerâmica da Siphon Growlers! Conheça nossos modelos!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *