English Pale Ale: saiba mais sobre esse estilo de cerveja

english pale ale

English Pale Ale: saiba mais sobre esse estilo de cerveja

Quer saber mais sobre a English Pale Ale? Iremos falar sobre tudo aqui! Mas antes, saiba que você pode levar a sua cerveja fresca para tomar em qualquer lugar com um growler de cerâmica da siphon growlers!

Calcula-se que há mais de 150 estilos diferentes de cerveja espalhados pelo mundo, afinal, as cervejas são bastante populares no mundo e apreciadas por várias pessoas.

Com uma demanda tão grande é comum que haja vários estilos de cervejas e rótulos no mercado.

Um dos estilos de cerveja popular inglês é o English pale ale, uma cerveja de alta fermentação, porém existem outros estilos como o Munich Helles, o Blonde Ale, o Irish Red Ale e o Russian Imperial Stout.

Contudo, abaixo você poderá conhecer melhor o estilo de cerveja

História do estilo English Pale Ale

english pale ale

A English Pale Ale é um dos mais antigos estilos de cerveja, e seu nome determina muito de sua característica, pois Pale Ale significa cerveja clara de alta fermentação.

Na Inglaterra esse estilo também é popularmente chamado de English Bitter.

Desse modo, esse estilo foi concebido na Inglaterra, especificamente em Burton-on-Trent por volta de 1640, porém sua denominação foi recebida muito tempo depois, após o século XVIII.

A criação desse estilo de cerveja aconteceu a partir da tentativa de criar uma cerveja com alta fermentação que possuísse boa quantidade de lúpulo e que também apresentasse uma coloração clara.

É interessante ressaltar que o termo “ale” é usado para caracterizar as cervejas de alta fermentação, enquanto as “lager” são usadas para caracterizar as de baixa fermentação.

Já o termo “pale” é usado significa pálido ou quando utilizado para cervejas, caracteriza-se como claras.

Descrição do estilo English Pale Ale

Desse modo a cerveja desse estilo caracteriza-se por ser uma cerveja de alta fermentação com coloração clara, diferindo-se das brown ale (cervejas de alta fermentação com coloração mais escura).

Como o estilo English Pale Ale pode ser definido?

Ela é uma cerveja de corpo médio, tem a coloração clara, porém pode variar do dourado ao cobre.

Por sua baixa carbonatação, ou seja, pouca espuma, elas podem impressionar as pessoas que esperam muita espuma, detalhe é o mais habitual nas cervejas comercializadas. Para alguns isso pode causar certo estranhamento e até julgarem a cerveja pela falta de espuma.

Porém o equilíbrio do aroma e sabor do English Pale Ale fica a cargo do malte e do lúpulo, porém pode variar para o sabor mais amargo do lúpulo. Eventualmente o caramelo também pode ser perceptível no aroma e ter força no sabor.

Principais rótulos de English Pale Ale

Ler sobre cerveja pode gerar uma certa curiosidade (principalmente em dias quentes) quanto aos rótulos e marcas comerciais que vendem o estilo.

Existem várias cervejas importadas comercializadas no Brasil do estilo English Pale Ale e segue alguns exemplos:

Fuller’s London Pride

Fuller’s ESB

Well Bombardier

Lohn Bier Pale Ale

Shepherd Neame

Há vários outros rótulos comercializados no mercado de cervejas brasileiro, normalmente são fáceis de ser encontrados e pode ser uma opção saborosa para quem gosta de experimentar um sabor novo de cerveja ou conhecer outras possibilidades de estilos.

Degustação

Diante de um mercado cada vez mais amplo de rótulos e estilos de cerveja, é praticamente impossível se prender a apenas um e não experimentar outras possibilidades.

É normal que haja sempre aquela marca e estilo favorito do consumidor, mas sabemos que há uma demanda cada vez mais crescente por cervejas importadas e elas cada vez mais tomam conta do mercado brasileiro.

O ideal é que apreciadores de cervejas possam se desafiar e degustar novos estilos de cerveja para conhecerem cada vez mais sobre a “loira gelada”, de modo que havendo a possibilidade de degustação de uma English pale ale, não a deixe passar.

Estilos de cerveja e rótulos do mercado trazem surpresas e ingredientes que dão uma característica a mais aos seus produtos que podem ser exatamente aquilo que determinados clientes desejam.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *