Estilos e tipos de cerveja artesanal: o guia completo pra você!

Estilos e tipos de cerveja artesanal

Estilos e tipos de cerveja artesanal: o guia completo pra você!

Há diferentes estilos e tipos de cerveja artesanal. Muitas pessoas preferem apreciar a bebidas nessas versões alternativas, pois procuram por sabores peculiares. 

É natural que fique a dúvida de qual cerveja artesanal consumir, principalmente se você é um iniciante no mundo das cervejas especiais.

E pode acontecer também que algumas pessoas passem por péssimas experiências ao experimentar uma cerveja que seja bastante diferente do que está acostumado, e isso poderá criar uma defesa maior as cervejas de artesanato.

Conheça alguns estilos e tipos de cerveja artesanal 

Estilos e tipos de cerveja artesanal

Há uma variação de estilos e de características e isso causa confusão em quem está começando. Desta forma, conheça algumas cervejas diferentes que podem ser agradáveis aos iniciantes. 

1 – Cervejas Witbier 

É um clássico refrescante de origem belga. É fácil de perceber as especiarias presentes nessa bebida que é muito fácil de ser consumida. 

Em sua produção é utilizada casca de laranja e o coentro, e assim causa o aroma cítrico e provoca o paladar leve, que agrada muitos iniciantes. 

Esse tipo é da cor amarela palha e turva, que é uma característica bastante interessante, pois isso é um contraponto das cervejas comuns que são límpidas, brilhantes e filtradas. 

Os belgas normalmente utilizam condimentos peculiares em suas receitas, porém essa versão é uma ótima opção para quem está começando a experimentar os estilos e tipos de cerveja artesanal. 

2 – Cervejas Porter

Se você já ficou curioso para experimentar uma cerveja escura e torrada, essa opção é ótima para iniciar, pois as Porters são mais discretas nessas características em relação as Stouts. 

Entretanto não são doces como as Malzbiers. Esse tipo de cerveja oferece nuances de café e chocolate que são facilmente perceptíveis no aroma e sabor. 

Pra quem procura por sabores aveludados também é uma ótima opção que pode acompanhar as sobremesas.

3 – Cervejas Weizen 

Os iniciantes que procuram por estilos e tipos de cerveja artesanal alemã, essa variação é perfeita. 

O aroma da bebida é uma mistura de cravo e de banana, embora não seja utilizado esses ingredientes na receita, o cheiro é resultante do processo de fermentação com uma levedura ALE. 

É muito saborosa, possui uma textura cremosa e é encorpada, sendo assim, tornando uma opção perfeita para os iniciantes.

Devido ao fato de não ser tão amarga, os brasileiros poderão se adaptar com maior facilidade a essa versão da bebida, diferentes de outras opções que se originaram da Alemanha. 

O perfil de levedura é aparente, diferente dos outros estilos que possuem um perfil neutro. 

4 – Cervejas Pilsen 

Fácil de beber e bastante saborosa, essas são características procuradas por pessoas que buscam experimentar os diferentes estilos e tipos de cerveja artesanal. 

Essa versão é encorpada, maltada e com característica que lembram pão, por mais que tenha um amargor pronunciado, continuam fácil de ser consumidas.

As German Pilsen tendem ser mais secas e apresentam um gosto amargo forte, já as Bohemian Pilsen podem ser encontradas em garrafas e tem o gosto do malte que lembra o caramelo. 

5 – Cervejas Apa

Se é de desejo do iniciante conhecer sobre lúpulos, essa opção de cerveja é perfeita, pois ela é um pouco mais amarga que as outras e podem proporcionar uma experiência mais “radical”.

Aromas cítricos, balanceados e de corpo médio, o estilo oferece para quem experimenta algo mais acentuado. 

Há um equilíbrio entre o dulçor e o amargor e assim a cerveja fica mais fácil de beber. 

Os desavisados poderão se assustar com os exemplares mais lupulados, porém muitas dessas versões passam pelo dry hop, que é o processo que adiciona lúpulo na parte fria da bebida e que gera aroma interessante. 

Aventure-se! 

Consumir diferentes estilos e tipos de cerveja artesanal é uma ótima ideia para quem procura conhecer mais sobre essa bebida que é bastante consumida no Brasil e em todo o mundo.

Você sabia que pode levar a sua cerveja fresca para beber em casa ou em qualquer lugar? Para isso é só comprar growler de cerâmica da Siphon Growlers! Conheça nossos modelos

Compartilhe essa lista com amigos e familiares em suas redes sociais!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *