Irish Red Ale: saiba mais sobre esse estilo de cerveja

irish red ale

Irish Red Ale: saiba mais sobre esse estilo de cerveja

Quer saber mais sobre o estilo de cerveja Irish Red Ale? Então está no artigo certo!

Você é daquelas pessoas que apreciam uma boa cerveja no fim do expediente, no fim do dia ou nos finais de semana? Gosta de conhecer vários estilos de cervejas? Costuma se interessar pelas particularidades de cada um?

Conhecer os estilos de cerveja não tem mais sido algo apenas para mestres cervejeiros, mas os leigos e consumidores, estão cada vez mais interessados no assunto e buscam informações sobre aquilo que consomem.

O estilo é um dos estilos de cerveja tradicionais da Irlanda e sua cor é de âmbar médio, ou cobre avermelhado, se assim preferir.

Para saber mais sobre o estilo Irish red ale acompanhe abaixo.

História do estilo Irish Red Ale

irish red ale

O estilo é basicamente uma adaptação do estilo popular English Bitter (English Pale ale), entretanto, a Irish Red ale tem menos lúpulo e mais tostado para dar uma coloração mais escura para a bebida.

Existem muitas variações dentro do estilo Irish Red Ale, mas comumente apresentam menos lúpulos e tem coloração mais escuras no final. Os exemplos irlandeses desse estilo podem ter mais ésteres, já as versões artesanais americanas são mais alcoólicas.

Descrição do estilo Irish Red Ale

A Irish Red ale é uma cerveja fácil e por ter uma grande variedade pode apresentar sabores sutis. O Malte é balanceado, mas pode ter um dulçor inicial de caramelo ou toffee, de grãos e biscoito, além do toque seco no final.

Acerca do aroma da Irish red pale podemos dizer que é de baixo a moderado de malte. Pode também ter um cheiro amanteigado leve, mas não é regra.

Sobre a aparência desse estilo de cerveja, como já salientando tem uma coloração âmbar média e puxada para o cobre avermelhado médio. É límpida e tem baixa formação de espuma, o que pode assustar um pouco a quem está habituado com a maioria das cervejas do mercado espumantes.

Quanto ao sabor, destaca-se o de malte caramelo moderado, pode apresentar sutis sabores amanteigado como toffee, também apresente um leve sabor de grãos tostados que proporcionam um atributo seco no final.

O estilo Irish red ale tem corpo médio-baixo, com baixos níveis de diacetil e carbonatação moderada, ainda podem deixar a sensação de maciez.

Principais rótulos

É muito interessante conhecer os estilos de cervejas, mas falar sobre um estilo significa também falar sobre os principais rótulos comercializados.

De modo que ao conhecer um estilo, em especial o Irish red ale é comum se interessar por consumí-lo.

Portanto, alguns dos exemplos comerciais do estilo, inclusive disponíveis no Brasil, são:

  • Caffre’s Irish Ale
  • Franciscan Well Rebel Red
  • Kilkenny Irish Beer
  • O’Hara’s Irish Red Ale
  • Porterhouse Red Ale
  • Samuel Adams Irish Red
  • Smithwick’s Irish Ale

Poder apreciar este estilo de cerveja pode ser uma experiência bem interessante e quem sabe surpreender o consumidor.

Degustação de cerveja

Após um dia de trabalho ou durante um final de semana descontraído, uma cervejinha gelada pode ser tudo o que a pessoa mais deseja.

Atualmente o consumidor está cada vez mais criterioso e exigente em relação a sua cerveja, até porque existem muitas opções no mercado, ou seja, há sempre a possibilidade de degustar muitas delas.

Além dos bares e pubs espalhados, existe também a possibilidade de adquirir a bebida por meio de sites especializados em cervejas importadas e tem a possibilidade de comprar não só as do estilo, mas de vários outros.

No Brasil já é acessível alguns estilos de cervejas importadas como Munich Helles, Blonde Ale, English Pale Ale, Irish Red Ale, Russian Imperial Stout, entre outros.

Você sabia que pode levar a sua Irish Red Ale fresca para beber em casa? Para isso é só comprar growler de cerâmica da Siphon Growlers! Conheça nossos modelos!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *