Russian Imperial Stout: saiba mais sobre esse estilo de cerveja

russian imperial stout

Russian Imperial Stout: saiba mais sobre esse estilo de cerveja

A cerveja Russian Imperial Stout é apreciada por todos e isso inclui até mesmo imperatrizes!

No século XVIII, Catarina II, imperatriz da Rússia, conheceu a cerveja Porter produzida na Inglaterra e se encantou pela bebida, e esse foi o primeiro passo para a fabricação do estilo Russian Imperial Stout.

Um país reconhecido pela vodca e frio acabar criando um estilo de cerveja que se popularizou por lá é um feito impressionante.

Quer conhecer mais sobre esse estilo de cerveja? Acompanhe abaixo

História do estilo Russian Imperial Stout

russian imperial stout

Como salientado, quando Catarina II, Imperatriz da Rússia viajava pela Inglaterra se encantou pelas cervejas Porter que eram produzidas por operários do porto e, comumente, consumidas no final do expediente para recuperar suas energias e aquecê-los do frio.

Catarina II ficou tão encantada com a Porter que acabou encomendando a cerveja para levar para a Rússia, entretanto, no caminho a cerveja estragou.

A cervejaria local Barclay Perkins resolveu solucionar o problema produzindo uma Stout com mais lúpulo e teor alcoólico necessários para a conservação da bebida. É justamente por ser uma Stout (que significa forte) que se difere das cervejas Porter, que a originou.

Com o feito alegrou a imperatriz e a cerveja se popularizou como a oficial do país e comumente bebida por nobres e ricos.

Inclusive é por conta disso que o estilo recebeu o nome de Russian Imperial Stout, ou RIS.

Descrição do estilo

A Russian Imperial Stout é complexa nos aromas e tem alto teor alcoólico que a destaca de outras cervejas, caiu no gosto dos Russos e é comercializada e consumida desde o século XVIII.

Acerca do aroma, tem o caráter de malte tostado e pode assumir diferentes níveis. O lúpulo também é sentido, porém de maneira suave. Por ter um teor alcoólico alto, pode ser perceptível o álcool, mas não chega a ser um aroma preponderante.

Quanta a aparência da Russian Imperial Stout, sua coloração é escura e opaca, pode possuir variações de marrom a avermelhado. Tem espuma densa e um corpo licoroso.

Já acerca do sabor, a Russian Imperial Stout pode variar entre o final seco ou doce devido a quantidade de malte adicionado no mosto. É possível sentir um pouco de tostado e o amargor do lúpulo combinado com o caráter aquecedor do álcool.

A Russian Imperial Stout pode ser envelhecida e quando for este o caso, pode apresentar sabor semelhante ao de vinho do Porto.

Principais rótulos da Russian Imperial Stout

Quer saber quais os principais rótulos, ou seja, as cervejarias que produzem o estilo Russian Stout e comercializam no mercado?

Essa informação é tão importante quanto conhecer o estilo de cerveja, pois após ter consciência do estilo é impossível não querer consumi-lo.

Vejas as opções disponíveis, inclusive no mercado de cervejas brasileiro:

Wals Petroleum: possui um corpo aveludado, licoroso e denso.

Colorado Ithaca: seu diferencial é o acréscimo da rapadura queimada, que faz com que a porcentagem de álcool fique quase imperceptível.

Everbrew RIS: com corpo licoroso e espuma densa e persistente, seu teor alcóolico é de 13% deixa um final aquecer marcante.

North Coast Old Rasputin: possui corpo denso e licoroso, com espuma persistente clara.

Degustação de cerveja Russian Imperial Stout

Há um mito popular de que cervejas escuras são sempre doces, entretanto o estilo Russian Stout está aí para contrariar esse mito.

A ideia é que se você está entrando no ramo da degustação de cerveja possa dar a oportunidade a este estilo e se surpreender com suas características e especificidades.

Uma dica é poder harmonizar a RIS com alimentos que contrastem, como chocolate e trufas. Por terem um forte teor alcóolico o açúcar ajuda a dar um equilíbrio ao sabor.

Você sabia que pode levar a sua cerveja Russian Stout fresca para beber em casa? Para isso é só comprar growler de cerâmica da Siphon Growlers! Conheça nossos modelos!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *