Sommelier de cerveja: o que faz e como ser um?

sommelier de cerveja

Sommelier de cerveja: o que faz e como ser um?

Quer saber mais sobre sommelier de cerveja? Iremos falar sobre tudo aqui! São muitas as pessoas que largam suas carreiras bem sucedidas para se dedicar a atividades que antes tinham como hobby. Entre as profissões que mais atraentes e empolgantes está a de sommelier de cerveja.

Esse profissional é peça chave no mundo das bebidas. Sua especialidade propicia aos consumidores a escolha da opção que mais agrada. No que concerne às cervejas, a necessidade desse profissional cresceu devido ao aumento do mercado.

Para falar mais sobre esse assunto, explicamos o que faz esse profissional e no que consiste sua ocupação. Mostramos ainda o que é preciso para adentrar no ramo. Confira!

O QUE FAZ O SOMMELIER DE CERVEJA? 

sommelier de cerveja

É comum que pessoas leigas vejam esse profissional como alguém que simplesmente degustar cervejas.

No entanto, tal visão é um tanto restrita, ainda que um paladar aguçado seja uma das competências de um bom sommelier.

Realmente, a degustação de variados tipos e marcas de cerveja faz parte das funções desse profissional, mas é apenas um delas.

Existem muitas outras atividades que são encargo dele. Só para exemplificar, o sommelier pode realizar consultorias para empresas do segmento.

Ademais, é ele que geralmente monta a carta de bebidas de supermercados, restaurantes e outros tipos de estabelecimento. O armazenamento adequado dos produtos também é uma de suas incumbências.

Em lojas especializadas, o sommelier pode ser fundamental para dar suporte e treinamento para a equipe de vendas.

Por operar junto a empresas, é imprescindível, pois, que o sommelier esteja atento às tendências do mercado cervejeiro.

Sua atuação passa ainda pela organização de eventos relacionados à área. Em alguns, como competições, ele pode atuar inclusive como o jurado que analisa a cerveja dos produtores participantes.

Além de todas essas funções, o sommelier pode sugerir harmonizações para produtores, auxiliando no processo de fabricação das bebidas.

Apesar de todas essas atribuições, é muito importante que se tenha em vista o objetivo da profissão. 

Nesse sentido, sua finalidade nada mais é do que entender o gosto do público consumidor de cervejas para desenvolver as melhores soluções para ele.

COMO SER UM SOMMELIER DE CERVEJA?

Essa profissão não exige nenhum tipo de curso superior. No entanto, é necessário que o profissional seja habilitado por meio de uma formação reconhecida.

Por isso, é preciso antes de qualquer coisa que se faça um curso de sommelier para ingressar na profissão.

Atualmente, pode-se encontrar essa formação em diversas cidades do Brasil, como Porto Alegre, São Paulo, Fortaleza e Belém.

Entre os cursos mais conhecidos, podemos mencionar o oferecido pelo Instituto da Cerveja e pela Escola Superior de Cerveja e Malte.

Há ainda os cursos disponibilizados pela Associação de Cervejeiros Artesanais e pelo Science of Beer Institute.

Pode-se ainda comprovar habilidade nesse segmento por meio de documentos que atestem a participação em competições.

Isso porque esses eventos testam os conhecimentos e habilidades dos competidores. Por isso, conseguir boas posições nessas competições é um diferencial para o currículo de qualquer sommelier.

A PROFISSÃO DE SOMMELIER NO BRASIL

No Brasil, essa profissão ainda é bem recente. Realmente, os primeiros peritos em cerveja foram formados em 2010.

Contudo, nos últimos tempos, o mercado de cervejas foi impulsionado pelo aumento das vendas de cerveja artesanal.

Com isso, a demanda pelo sommelier também aumentou consideravelmente. Por esse motivo, trata-se de uma boa opção para quem está procurando uma carreira com muitas oportunidades.

UMA PROFISSÃO EM ALTA

À vista do que foi dito, podemos concluir que a tendência aponta para uma crescente demanda por esse profissional.

De fato, o sommelier de cerveja é imprescindível ao mercado cervejeiro, haja vista que é ele quem atua no sentido de aproximar as bebidas de seus públicos.

Você sabia que pode levar a sua cerveja fresca para beber em casa? Para isso é só comprar growler de cerâmica da Siphon Growlers! Conheça nossos modelos

E você, está pensando em iniciar uma carreira de sucesso como sommelier? Comente!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *