Tipos de copos para cerveja: Qual usar para cada estilo?

tipos de copos para cerveja

Tipos de copos para cerveja: Qual usar para cada estilo?

Muitas pessoas não sabem, mas há tipos de copos para cerveja. Aproveitar essa bebida em qualquer copo já é algo bom, porém aprendendo a beber no copo certo essa experiência pode ficar melhor. 

A gustação de uma cerveja no copo correto é importante, pois o copo pode interferir em alguns aspectos da bebida, como no aroma, no sabor e na formação de espuma. 

Há copos que permitem consumir qualquer tipo de cerveja neles, porém há alguns que são específicos. 

Conheça os tipos de copos para cerveja

tipos de copos para cerveja

1 – Pint

É copo original do Reino Unido e suporta 568ml da bebida, já a versão americana do copo tem capacidade para 473 ml. 

A palavra Pint, em solo estrangeiro, pode ser usada para pedir cerveja em bares, desta forma, os copos são padronizados e o pint é bastante popular nos pubs. 

É possível pedir “half pint” quando se deseja apenas meio copo da bebida. O copo é ideal para tomar Stout. 

2 – Flauta

Esse copo é o ideal para tomar cerveja que passam pelo processo de champenoise, que é a forma comum de elaborar os espumantes. 

A carbonatação é mantida por um tempo maior e a apreciação da perlage é favorecida. Ótimo para estilos Geuze, Brut e Faro.

3 – Tumbler

Perfeito para quem deseja apreciar o tipo Witbier. É um dos tipos de copo de cerveja para bebidas de baixa formação de espuma, e devido a esse fator, não necessitam da boca estreita do copo. 

4 – Americano 

É um dos tipos de copos para cerveja mais populares no Brasil. É um dos queridinhos do brasileiro e por isso é muito requisitado nos bares e botecos. 

Possibilita cerca de 190 ml da bebida e combina muito com cervejas leves como Pilsen, Light Bear e American Lager. 

Na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, esse copo é conhecido como Lagoinha e é um dos poucos lugares de solo nacional que não aderiu o termo americano. 

5 – Lager

O chope será servido nesse copo em muitos dos bares frequentados pelos apreciadores da bebida. A base estreita desses tipos de copos para cerveja contribuem na formação e manutenção da espuma que se alarga do meio até o topo.

É permitido, devido ao seu formato, uma visualização excelente de cervejas mais claras e as douradas. Pilsen, Light Lager e American Lager são boas opções da bebida que também podem ser servidas nesse copo.

6 – Weizen 

Um dos tipos de copos para cerveja é o Weizen, que possui uma boca larga que comporta o colarinho formado pela espuma de cervejas de trigo. 

Esses copos podem receber até 500 ml de cerveja, exatamente meio litro de bebida. 

É de uso exclusivo de cervejas de trigo como Weizen, Weissbock e Weissdunkel. 

7 – Caneca

São opções ideais para que se beba cervejas mais fáceis e para bebidas energéticas. Esses tipos de copos para cerveja São bastante utilizadas em festivais como o Oktoberfest. 

Servem chope, estilos como Marzen, Vienna Lager, Pilsen, Bitter, cervejas de pressão e é parecida com formatos do estilo mass, porém se difere na quantidade, que podem comportar até meio litro de cerveja. 

8 – Thistle 

Possui uma base curvada para que seja possível e facilite o encaixe da mão que irá auxiliar no aquecimento da bebida e assim o aroma será liberado. É ideal para cervejas do estilo Scotch Ale. 

9 – Cilíndrico 

Esses tipos de copos para cerveja irão ajudar na formação de espuma e para que os aromas sejam concentrados, sendo assim, são ideais para cervejas do estilo Altibier. 

É um copo fino e com o diâmetro idêntico da boca do fundo. 

Tipos de copos para cerveja: Aproveite com moderação! 

Conhecendo os tipos de copos de cerveja, será possível apreciar essas bebidas tão aproveitadas por diversos tipos de público. Divirta-se da maneira mais apropriada e não esqueça: se beber não dirija! 

Compartilhe esse texto em suas redes sociais!

Você sabia que pode levar a sua cerveja dogma fresta para beber em casa? Para isso é só comprar growler de cerâmicada Siphon Growlers! Conheça nossos modelos!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *